quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

09.05 - AMBIENTE

o jardim do sol

O desenho do projecto procurou introduzir uma linguagem que promovesse uma forte ligação ao rio. Independentemente da compartimentação ou dos estrangulamentos espaciais que o seu perímetro determina, foi induzida uma leitura de continuidade. A relação permanente entre o verde e a água deveria alicerçar a sua identidade. O sistema de vegetação proposto promove a utilização de espécies autóctones. A utilização de elementos ornamentais seria condicionada à necessidade de pontuar ou de destacar elementos notáveis, criando com eles pontos de referência que afirmem a sua indiscutível qualidade. Os limites deste parque, não confinantes com o rio, evidenciariam a presença de material vivo, que soltaria a imagem de uma ilha cheia de vida.O equilíbrio ecológico é preocupação constante na construção da proposta onde o recurso a energias alternativas e a materiais reciclados ajudarão a fundear esta opção.
Um parque temático inspirado no Sistema Solar, com a colaboração do canal televisivo Odisseia e apoio técnico das universidades, por exemplo, seria uma mais-valia, de baixo custo, para o bom nome do concelho, num forte pólo de atracção. Dos jogos de sombras com medições incorporadas, à decomposição da luz solar em prisma de vidro num arco-íris de emoções, passando por dias da semana dedicados a cada um dos planetas e seu conhecimento, não esquecendo a fotossíntese e outros valores relacionados. Com o Domingo dedicado ao SOL, com o Sábado dedicado à Terra e com os outros planetas divididos pelos restantes dias da semana, estariam garantidas as visitas escolares e, com elas, através da fresca juventude que as compõem, a divulgação do concelho e seu consequente enriquecimento.
A prática de actividade física e recreio deveria completar a relação com o espaço, preterindo a utilização de equipamentos pré-fabricados, repetitivos e castradores da criatividade dos utentes. Melhor seria explorar a modelação do terreno e utilizando diferentes materiais, nas múltiplas texturas, cores e dimensões, na construção de objectos capazes de cativar o gosto pelo espaço.


PARQUE TEMÁTICO
01 - O SISTEMA SOLAR - Para se perceber melhor este sistema  haveria um centro de interpretação do Sol, um espaço multimédia simulador do Sol e sua relação com o sistema solar, e uma representação física mecanizada, a céu aberto, do sistema solar. 
02 - A LUZ - Criar-se-iam espaços autónomos, com demonstração da decomposição da luz solar, da clorofila, das cores, das radiações e das múltiplas aplicações cromáticas.
03 - A ENERGIA - Espalhadas pelo parque temático, alguns equipamentos apresentariam as várias energias que se podem aproveitar a partir da luz solar, da foto-voltaica à das marés, passando pela eólica e das ondas.
04 -  REACÇÕES À LUZ SOLAR - Haveria basta informação sobre a fotossíntese, fotografia, terapia da luz, fauna e flora, sombras...
05 - MEDIDORES DO TEMPO - Faria parte do equipamento educativo, no contexto do parque, vários medidores de tempo: relógios de Sol, relógios de água, relógios de areia e outros medidores de tempo com o astro rei relacionados.
06 - O CLARO E O ESCURO - Um equipamento lúdico mostraria a riqueza da luz em contraponto com a escuridão, num labirinto, tal jogo de escondidas.
07 - PARCERIAS - Tentar-se-iam parcerias com faculdades de astronomia, de física e de biologia e com os canais temáticos da Odisseia e National Geografic.

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