quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

06.02 - CULTURA

bienal de artistas

Por forma a promover Porto de Mós, no seu contexto sócio cultural, propõe-se esta Bienal de Artistas que passaria pelo convite a cinco artistas de nomeada, verdadeiras estrelas, das áreas de pintura/escultura, cinema/teatro, literatura, arquitectura e canto, a passarem uma semana, remunerada, no concelho de Porto da Mós, com eventuais patrocínios, com a obrigação de criarem qualquer coisa na área da sua arte, editável, sobre Porto de Mós, sua história ou suas gentes. A promoção deste evento, de baixos custos, traria enormes vantagens ao bom nome de Porto de Mós. Durante a semana desta bienal poder-se-ia promover uma iniciativa do tipo "ENTRE COPOS" que levaria as mais diversas expressões artísticas aos mais diversos estabelecimentos comerciais, de portomosenses para portomosenses, como se de uma invasão se tratasse.

'Por altura deste evento poder-se-ia editar uma colectânea municipal de textos, avaliados criteriosamente por júri qualificado, que poderia receber o nome de "DISPERSOS" capaz de trazer ao público as mais variadas criações literárias dos mais variados municipes, alvo de selecção criteriosa, em espaços bi-anuais, que assim veriam registados e perpectuados os seus trabalhos. Esta edição de dois em dois anos seria um enorme contributo para a cultura portomosense e uma grande pesquisa de talentos.


CRONOGRAMA 2009 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 2025

bienal de semana da pedra

À semelhança do que já aconteceu no passado, promovido pelo PNSAC, este evento mereceria uma edição em bienal, num simpósio de arte escultórica, reservado a novos talentos mundiais, criteriosamente seleccionados. A seu tempo o talento afirmaria o evento e com ele o nome de Porto de Mós correria o mundo artístico. O município ao ficar com as peças enriqueceria de uma forma absolutamente espantosa e gratuita o seu património artístico. Não parece difícil associar a esta realização a competência científico-artística de uma escola superior de artes, que validaria todo o processo.

CRONOGRAMA 2009 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário