quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

06.03 - CULTURA

ciba - centro interpretação batalha aljubarrota

Desde que em 2002 se iniciou o processo de recuperação e valorização do Campo Militar de São Jorge, a Fundação Batalha de Aljubarrota verificou que o elemento decisivo para o sucesso da salvaguarda deste património era a criação de um Centro de Interpretação que apresentasse a Batalha de Aljubarrota ao público de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. Foi assim possível, através do diálogo com os Ministérios da Cultura e da Defesa Nacional, transformar o antigo Museu Militar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, CIBA. Um projecto inovador que, tirando partido das novas tecnologias, relança este conjunto patrimonial e a vivência que podemos ter dele. A construção do Centro de Interpretação iniciou-se em Julho de 2005, tendo ficado concluída em Novembro de 2006. Posteriormente, em 2007 e 2008, foram instalados os equipamentos dos conteúdos de multimédia. Todos os espaços exteriores da envolvente do Centro de Interpretação e da área do terreiro da batalha, visitável, foram alvo de um projecto de arquitectura paisagista. Este projecto recuperou o espaço, permitindo uma leitura do que seria a mesma à data da Batalha Real, dita de Aljubarrota, mas também, proporcionar aos visitantes as condições necessárias para o fazerem de forma prática e confortável. O edifício do CIBA está dividido em três núcleos principais:

O Núcleo 1 - Espaço e Tempo da Batalha - dedicado às descobertas arqueológicas no campo da Batalha e à contextualização histórica do período onde se inscreve a Batalha de Aljubarrota proporcionando, ao visitante, uma orientação geral do percurso que irá efectuar. Neste primeiro núcleo o visitante irá confrontar-se com o Fosso Arqueológico, a única estrutura do campo da batalha que foi musealizada, e que permite ao visitante o primeiro contacto com o tipo de vestígios arqueológicos disseminados pelo campo. O Fosso Arqueológico integra o conjunto de defesas acessórias que se empreenderam visando o momento da batalha. Delas fazem parte um conjunto delato de fortificações como fossos, covas do lobo e abatizes.

O Núcleo 2 - A Batalha Real - consiste no espectáculo que é o ponto alto da visita do CIBA. Este espectáculo descreverá com rigor e grande qualidade, factos históricos relevantes, mas em muitos casos desconhecidos pelo grande público. A Batalha de Aljubarrota é aqui representada num espectáculo inédito onde se conjugam filme, imagens, som, luzes e efeitos especiais, produzidos numa escala monumental. Neste núcleo existem meios de multimédia até agora não utilizados em Portugal. A sala associada a este núcleo dispõe de capacidade para 90 pessoas, incluindo público com necessidades especiais, que poderão assistir á apresentação em três línguas diferentes, Português, Inglês e Castelhano, com recurso a audioguias.

O Núcleo 3 - Factos e Ficções da História - apresenta e descreve factos associados à Batalha de Aljubarrota e à sua época. Consiste numa exposição depois do espectáculo, onde se ajuda o publico a interpretar factos históricos relevantes, como as armas utilizadas, os ossos de combatentes que morreram na batalha, as tácticas militares utilizadas, as características dos combatentes e a actuação dos protagonistas. A Fundação da Batalha de Aljubarrota espera, a curto prazo, atingir os 100.000 visitantes por ano, para confirmar o CIBA como o melhor museu europeu da área cultural. É um potencial que merece a nossa inteira disponibilidade e preparação para bem receber todos estes visitantes e aproveitar esse enorme potencial para protagonizar o nosso concelho.
CRONOGRAMA 2009 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário