domingo, 18 de janeiro de 2009

17.05 - A MARCA PORTO DE MÓS

a lógica da marca

A lógica subjacente à criação de marcas deve ser a intenção estratégica da organização, a fim de, no seu interior, criar uma diferença capaz de a distinguir dos demais concorrentes e, assim, obter no mercado um valor acrescentado. Mas nem sempre isto acontece. Frequentemente é dada atenção à actividade de criação da marca, onde intervêm acções de comunicação e de marketing, esquecendo o papel de outras funções que concorrem igualmente para o seu êxito.A criação da marca tem, essencialmente, um carácter de diferenciação da oferta, marcando com o seu cunho o sector onde o produto se insere, transformando assim a categoria do produto. Desta forma, adquirem-se atributos tangíveis e intangíveis, funcionais e hedonistas, visíveis e invisíveis. Com o tempo, atribui ao seu detentor uma exclusividade, protegendo-o e recompensando-o da tomada de risco.A marca é uma memória, manifesta-se em tudo aquilo que contribui para a sua existência e manutenção, como sejam os modelos, os produtos, e as redes a que pertence. Para isso, torna-se necessário que os actos sejam acumulados e sedimentados e não simplesmente justapostos. É o factor memória que explica, em parte, a perenidade das preferências dos indivíduos pelas marcas. Para além de ser memória, a marca determina também o futuro dos produtos, na medida em que lhes atribui significado. É através dela que se traça o futuro e se esculpem as características de novos modelos, pondo em evidência os aspectos que se afiguram mais vantajosos. Daí que haja necessidade de ter uma permanente adaptação da marca, quer no que se refere às necessidades e evoluções do mercado, quer no que se refere à tecnologia. No entanto, há que ter em conta que, se o sentido da marca for fragmentado, existem grandes possibilidades de a marca se perder ou de perder peso.A marca implica que haja exigências internas no funcionamento da organização, neste caso o concelho, sob pena de impedir a sua manutenção e de perder a excelência à volta do seu nome. Assim, tem que haver um continuado empenho nas suas funções na investigação, no desenvolvimento, na produção, na escolha de métodos , na logística, nas finanças e no marketing, tanto a nível interno como externo.
Como grande momento promocional da MARCA PORTO DE MÓS, poder-se-ia criar um grande prémio nacional - UM PRÉMIO GUARDA RIOS, para premiar trabalhos que promovessem o concelho.

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