domingo, 18 de janeiro de 2009

17.03 - A MARCA PORTO DE MÓS

o florescimento da marca

O florescer da marca está directamente relacionado com o nascimento dos mercados de massas e, também, com o desenvolvimento da disciplina de marketing ocorrido nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. Em Portugal, surgiu nos anos 50. Só a partir dos anos 80 que se começou a atribuir verdadeiramente importância ao valor da marca, nomeadamente, no que se refere às estratégias a seguir para o longo prazo. Nos últimos anos assistiu-se mesmo a uma verdadeira moda de marcas no seio do marketing. Já em 1994, Kapferer referia que o capital principal de uma empresa era constituído pelas suas marcas. Considera este autor, que a mais-valia considerada foi o goodwill, isto é, algo que é imaterial, invisível, mas com muito valor, e que a mudança ocorrida se deve à tomada de consciência, por parte das entidades, de que a sua força advinha não dos produtos que fabricavam, mas sim da necessidade dos consumidor de adquirir marcas. Portanto, ao contrário de antigamente, em que se considerava que o mais importante era o produto fabricado, hoje é indiscutivelmente a marca.

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