domingo, 18 de janeiro de 2009

14.02 - SERVIÇOS

qualificar

Um compromisso que ajuda a vencerÉ imperioso obter a bandeira da qualidade, certificando a autarquia no referencial ISO 9001:2000, atribuída a todos os serviços administrativos. Quando os clientes adquirem os produtos ou serviços, querem ter garantias visíveis de que a sua organização é capaz de responder às suas exigências de qualidade, agora e futuramente. Assumir um compromisso com a Qualidade é uma atitude vencedora: a organização torna-se mais competitiva e orientada para a melhoria contínua dos serviços e para a satisfação das exigências dos consumidores, sempre em mutação. Todos os departamentos são envolvidos, ao mesmo tempo que a Qualidade se torna um pré-requisito para qualquer projecto a desenvolver. A Qualidade é um factor essencial numa relação duradoura, bem sucedida, da organização com os seus clientes. Neste sentido, é necessário apoiar medidas de certificação de qualidade a nível institucional, nacional e europeu, desenvolvendo critérios e metodologias comuns de certificação, com base no princípio da autonomia institucional.
E porque tudo isto se faz com pessoas e para as pessoas não se deve esquecer nunca a norma OHSAS 18001:2007 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. A exigente legislação determina que as organizações demonstrem um compromisso claro e prático com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Clientes e colaboradores querem esta informação antecipadamente, de forma a assegurar que a Organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e médio prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade para as organizações reduzirem riscos e assegurarem um ambiente de trabalho mais seguro.
Deveria obter-se a certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança, no âmbito da gestão da construção, exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e obter também a certificação no referencial ISO 22000:2005, referente aos Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar, que permite identificar e prevenir a ocorrência de perigos para a saúde pública, garantindo, em qualquer etapa do processo de tratamento e de distribuição de água, a segurança do produto água. Com a obtenção desta certificação, atribuída pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, de carácter inovador à escala mundial, a gestão das nossas águas comprometer-se-ia a levar a cabo uma gestão pró-activa, exigente e criteriosa, quer na captação e processos de tratamento de água, quer nos sistemas de adução e a garantir que a água fornecida à 13 freguesias do concelho seria um produto de elevado nível de qualidade, de acordo com o estipulado, não só na legislação nacional, como também nas Directivas Europeias e ainda nas orientações da Organização Mundial de Saúde.
Obter a certificação no Sistema de Gestão Ambiental e Energético, referenciais ISO 14001:2004 e ISO 27001:2005. O consenso internacional reunido em torno destas normas prestigia a reputação de qualquer organização, no cumprimento da legislação ambiental. Demonstrar um real compromisso com o meio ambiente pode transformar os valores deste município.

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