domingo, 18 de janeiro de 2009

17.01 - A MARCA PORTO DE MÓS

a noção de marca

Mas, o que é a marca? Desde logo, não se afigura tarefa fácil defini-la, pois existem várias definições para este conceito. Etimologicamente, a palavra deriva do germânico “marka” e significa “sinal, fronteira”. Em inglês, utiliza-se o termo brand que vem do francês antigo brandon e que significa o ferro para marcar o gado. A marca é utilizada sobretudo pelas disciplinas do direito comercial e da gestão do marketing. O direito comercial define a marca como sendo um sinal. A Organização Mundial de Propriedade Industrial define-a como “um sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma entidade dos outros de outras entidades”. Esta definição acentua o significante, sinal distintivo, em detrimento do significado - conteúdo .O marketing, quando surgiu, considerou a definição de marca a partir do direito, mas progressivamente foi evoluindo para um sentido mais global pelo que, se considera actualmente, que a marca exprime a estratégia de marketing que é desenvolvida especificamente em torno do produto. Assim, enquanto que para o direito a marca jurídica é um sinal distintivo de produtos ou serviços, para o marketing, e porque a missão estratégica das marcas foi amplamente consciencializada, é a unidade estruturante que as organizações oferecem aos públicos. Crê-se, portanto, que o conceito da marca é um conceito dinâmico e que tem por base o factor psicológico estabelecido entre o consumidor e a escolha que este faz quando adquire um produto, pelo que, as estratégias continuamente renovadas e permanentemente adaptáveis, são factores importantes a considerar no que concerne à definição de marca.

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