domingo, 18 de janeiro de 2009

13.04 - COMÉRCIO


urbcom

O GTL, por solicitação da Câmara Municipal de Porto de Mós, lançou as bases do projecto de valorização comercial, integrado no programa URBCOM. O cariz desta iniciativa foi uma forma de criar, promover, dinamizar, ou manter, a vivência dos centros urbanos, para que os mesmos se tornem espaços de verdadeira fruição quotidiana. O Centro Urbano de Porto de Mós tem uma área comercial e de serviços relativamente recente. O seu tratamento é uma forma de o harmonizar com o “todo construído” cerzindo a sua malha com a da área antiga da vila, objecto do Plano de Urbanização, já elaborado e já falado. O sucesso desta iniciativa envolve questões tão diversas como a habitabilidade, a requalificação de espaços públicos, a segurança, a convivialidade nos centros urbanos, a participação activa dos sectores público, privado e voluntário que possa permitir com êxito a coexistência das funções tradicionais, comercial e de serviços, residencial e de lazer, dos centros e a integração de outras funções, turismo por exemplo, sem criar rupturas nas funções tradicionais. O nível de sucesso depende do envolvimento, que se pretende frutuoso, entre a população, os comerciantes e as entidades locais envolvidas. Foi concluída, a primeira fase de qualificação dos projectos de urbanismo comercial, regulamentada segundo o despacho nº 5294/2002 de 9 de Março. O aparecimento de um novo “pacote” de fundos de financiamento europeus para a modernização comercial e para a requalificação das áreas comerciais urbanas, possibilita a realização de acções integradas de gestão dos centros urbanos, uma vez que permitirá alicerçar novas intervenções. Com uma candidatura aprovada de mais de seis milhões de euros, Porto de Mós poderia vencer, como o já fizeram Leiria e Portalegre, por simples exemplo.

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