sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

03.12 - DESAFIOS

banco de ideias e orçamentos participativos

A geração de boas ideias de negócio nem sempre está acompanhada da vontade, capacidade ou disponibilidade para as implementar. Uma das formas de colmatar esta lacuna seria a criação de um mecanismo que permitisse a exploração económica de boas ideias de negócio, ainda que concebidas por promotores pouco vocacionados para a sua dinamização prática. Assim, com a constituição do Banco de Ideias, que iria proporcionar a conjugação destes promotores com potenciais interessados, em dinamizar em termos financeiros ou de gestão, as ideias aí depositadas, pretende-se evitar o desperdício de boas ideias. Com a criação do BIPM, Banco de Ideias de Porto de Mós, pretende-se promover e facilitar o encontro entre aqueles que têm uma boa ideia de negócio mas não têm disponibilidade financeira ou de tempo para a sua implementação, garantindo a confidencialidade de todo o processo, bem como o anonimato dos promotores, se reclamado.

Dois exemplos:  
01 - Estudar e promover, em conjunto com a comunidade académica disponível de todo o mundo, a criação de uma plataforma cibernética, remunerada, que filtre e valide e classifique todos os conteúdos da internet, um negócio tão grande ou maior que do próprio gigante Google.
02 - Incentivar os munícipes a proporem ideias para obras ou actividades municipais, em qualquer área dos patrimónios concelhios, materiais ou imateriais, existentes ou a criar. Tais propostas poderiam ser apresentadas em qualquer formato ou suporte comunicativo, na mais perfeita ousadia criativa. Depois de recolhidas, estas candidaturas seriam sujeitas a escrutínio público, a validar fora do círculo da gestão interna, concretizadas nas mais variadas plataformas comunicacionais, apenas sujeitas a um valor de investimento anualmente determinado pelo executivo municipal. Todas as propostas concorrentes ficariam em carteira para memória, recriação ou implementação futuras.

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