sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

03.03 - DESAFIOS

o desenvolvimento local

Competitividade e cidadania são tomadas como pressupostos na maioria das propostas de desenvolvimento local da actualidade. São presenças constantes na pauta das recomendações e nas directrizes básicas para financiamento de projectos de desenvolvimento. Por um lado, a competição entre regiões tem sido tomada como a principal ferramenta para atingir os objectivos de crescimento económico deste mundo globalizado. Esperava-se que a economia actual traria oportunidades semelhantes de desenvolvimento para as regiões, à medida que fossem obtendo sucesso na criação de economias de escala, sinergias económicas e ambiente empresarial favorável ao incremento de novos recursos materiais, sociais e culturais. Por outro lado, o local vem sendo levantado à principal escala na busca de convergência entre os objectivos económicos e de cidadania, incremento da participação popular e melhoria da qualidade de vida. Esperava-se que se as políticas de desenvolvimento locais fossem desenhadas e implementadas no plano local, com o processo decisório necessariamente perto dos cidadãos, na busca de maior justiça social e de maior qualidade de vida, mas nada disso aconteceu. O poder está cada vez mais centralizado e distante. A despeito das tentativas de conferir à visão acima explicitada a condição de consenso, vem ganhando corpo nos últimos anos uma leitura crítica que questiona a validade destes pressupostos, que indaga até que ponto competitividade e cidadania podem ser conciliados ou se não é apenas uma mera estratégia discursiva que visa adicionar charme participativo à abordagem competitiva. O que se vem vendo é que, para além da aparente conciliação ou oposição entre competitividade e cidadania, o que se encontra é um campo de conflitos no qual ambos estão presentes e do qual surge uma ampla gama de barreiras e limitações ao desenho e implementação de políticas de desenvolvimento locais. De entre as diversas estratégias propostas de desenvolvimento local que têm na competitividade e na cidadania palavras-chave, duas vem ganhando destaque crescente. São elas: o empreendedorismo local, cuja ênfase reside em gerar um caldo de cultura favorável à emergência de negócios inovadores, vestidos de nova roupagem, capazes de cimentar uma nova economia local, de uma base dinâmica e avançada. Tais estratégias serão o elemento central da elevação do local ao espaço preferencial.

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