quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

05.02 - EDUCAÇÃO

matemática, minderico e música

Na cultura está o grande desafio do futuro. Uma sociedade mais culta terá muito mais qualidade de vida. Para além da criação de uma academia de matemática "Matemática é Fixe" para, de uma forma ligeira e apelativa, melhorar o desempenho escolar dos alunos do concelho nesta disciplina. A par da meritosa medida de ensinar o inglês nos primeiros ciclos, proponho a introdução de mais duas disciplinas: a de música, a única coisa do planeta que não conhece fronteiras, em toda vida escolar obrigatória obrigatória, ou uma disciplina ligada às artes ou aos trabalhos manuais, e uma actividade desportiva, no mesmo sistema que funciona o actual inglês. Para além disto é urgente preservar o Minderico, também conhecido por Calão Mirense, fazer-nos sair do marasmo cultural e potenciariam o aparecimento de novos talentos.
E, ainda, TRAZER A ESCOLA PARA A RUA, misturando-a com os tecidos empresariais e com as organizações culturais ou desportivas.



INOVAÇÃO
laboratórios de ideias, oficinas itenerantes 
fábrica da criatividade

Porto de Mós poderia ser um excelente laboratório, com ferramentas para trabalhar uma nova identidade, que vai caracterizar a educação do futuro. Pretende-se aumentar a qualidade de vida das nossas famílias e alunos, pela concretização de acções que ensinam a ver, ouvir, sentir e ser, na construção de uma identidade educativa, social, familiar, local e cultural. Os estabelecimentos de ensino assumir-se-iam, assim, com uma identidade própria, como um território criativo, adaptando uma filosofia de trabalho que cativa, estimula e eleva o grau de exigência de educadores, professores, das crianças, dos alunos, dos animadores educativos, dos auxiliares e das famílias.

Por forma a concertar os projectos desenvolvidos no serviço de educação do Município de Porto de Mós, num modelo de intervenção que evidencia o papel da Criatividade no processo ensino-aprendizagem e que procura reflectir sobre a relação entre Educação e Arte, cabe bem uma Fábrica da Criatividade. Pretende sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da leitura, da ilustração, do design, da arte, do ambiente, da história, da escultura, da pintura, da imagem, do sonho... integrar momentos de partilha de conhecimentos e experiências, que estimulem o desenvolvimento da comunicação visual, integrando os diversos actores educativos nos processos criativos na educação.
A Fábrica da Criatividade poderia gerar um conjunto de iniciativas, com vista à promoção da criatividade, em duas zonas distintas:


  •    Na Escola, através da criação de projectos-acção, com intervenção directa de alunos, professores, animadores e famílias. 
  •    Na Comunidade com o desenvolvimento de um programa integrado de actividades lúdicas, artísticas e culturais, maioritariamente de itinerância dirigidas a crianças, jovens, adultos e famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário