matemática, minderico e música
Na cultura está o grande desafio do futuro. Uma sociedade mais culta terá muito mais qualidade de vida. Para além da criação de uma academia de matemática "Matemática é Fixe" para, de uma forma ligeira e apelativa, melhorar o desempenho escolar dos alunos do concelho nesta disciplina. A par da meritosa medida de ensinar o inglês nos primeiros ciclos, proponho a introdução de mais duas disciplinas: a de música, a única coisa do planeta que não conhece fronteiras, em toda vida escolar obrigatória obrigatória, ou uma disciplina ligada às artes ou aos trabalhos manuais, e uma actividade desportiva, no mesmo sistema que funciona o actual inglês. Para além disto é urgente preservar o Minderico, também conhecido por Calão Mirense, fazer-nos sair do marasmo cultural e potenciariam o aparecimento de novos talentos.
E, ainda, TRAZER A ESCOLA PARA A RUA, misturando-a com os tecidos empresariais e com as organizações culturais ou desportivas.
INOVAÇÃO
laboratórios de ideias, oficinas itenerantes
e fábrica da criatividade
Porto de Mós
poderia ser um excelente laboratório, com ferramentas para trabalhar uma nova
identidade, que vai caracterizar a educação do futuro. Pretende-se aumentar a
qualidade de vida das nossas famílias e alunos, pela concretização de acções
que ensinam a ver, ouvir, sentir e ser, na construção de uma identidade
educativa, social, familiar, local e cultural. Os estabelecimentos de ensino
assumir-se-iam, assim, com uma identidade própria, como um território criativo,
adaptando uma filosofia de trabalho que cativa, estimula e eleva o grau de
exigência de educadores, professores, das crianças, dos alunos, dos animadores
educativos, dos auxiliares e das famílias.
Por forma a
concertar os projectos desenvolvidos no serviço de educação do Município de Porto
de Mós, num modelo de intervenção que evidencia o papel da Criatividade no
processo ensino-aprendizagem e que procura reflectir sobre a relação entre
Educação e Arte, cabe bem uma Fábrica da Criatividade. Pretende sensibilizar e
motivar os diferentes públicos para as temáticas da leitura, da ilustração, do design,
da arte, do ambiente, da história, da escultura, da pintura, da imagem, do
sonho... integrar momentos de partilha de conhecimentos e experiências, que
estimulem o desenvolvimento da comunicação visual, integrando os diversos
actores educativos nos processos criativos na educação.
A Fábrica da
Criatividade poderia gerar um conjunto de iniciativas, com vista à promoção da
criatividade, em duas zonas distintas:
- Na
Escola, através da criação de projectos-acção, com intervenção
directa de alunos, professores, animadores e famílias.
- Na
Comunidade com o desenvolvimento de um programa integrado de actividades
lúdicas, artísticas e culturais, maioritariamente de itinerância dirigidas a
crianças, jovens, adultos e famílias.
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