segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

10.13 - URBANISMO


plano de urbanização de
salvaguarda de porto de mós

O tecido urbano foi tratado segundo uma macro abordagem, nomeadamente:
01 - a definição e caracterização da área de intervenção identificando os valores culturais e naturais a proteger;
02 - a concepção geral da organização urbana, a partir da qualificação do solo, definindo a rede viária estruturante, a localização de equipamentos de uso e interesse colectivo, a estrutura ecológica, bem como o sistema urbano de circulação de transporte público e privado e de estacionamento;
03 - a definição do zonamento para localização das diversas funções urbanas, designadamente habitacionais, comerciais, turísticas, de serviços, bem como identificação das áreas a recuperar ou a reconverter;
04 - a adequação do perímetro urbano definido no Plano Director Municipal em função do zonamento e da concepção geral da organização urbana definidos;
05 - os indicadores e os parâmetros urbanísticos aplicáveis a cada uma das categorias e subcategorias de espaços;
06 - as subunidades operativas de planeamento e gestão,
Foi por outro, abordado com maior pormenorização, numa micro abordagem:
01 - desenho urbano, exprimindo a definição dos espaços públicos, de circulação viária e pedonal, de estacionamento bem como do respectivo tratamento, alinhamentos, implantações, modelação do terreno, distribuição volumétrica, bem como a localização dos equipamentos e zonas verdes;
02 - distribuição de funções e definição de parâmetros urbanísticos, designadamente índices, densidade de fogos, número de pisos e cérceas;
03 - indicadores relativos às cores e materiais a usar;
04 - as operações de demolição, conservação e reabilitação das construções existentes;
05 - a identificação do sistema de execução a utilizar na área de intervenção.

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